RESUMO DO CAPÍTULO I (Leitura, Texto
e Sentido) do livro KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler
e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
Disciplina: ESTUDOS TEMÁTICOS DE LING. TEXTUAL
Nome do aluno: Fabio José Alfredo
Santos da Rocha
Curso: Letras - Português / Literatura
Professora: GRAZIELA BORGUIGNON MOTA
AVA 2
RIO DE JANEIRO – RJ
2021
RESUMO: No
primeiro capítulo, as autoras tratam da importância do hábito da leitura
brevemente, depois entrando em diferentes respostas para a questão “o que é a
leitura?”. Com o foco no autor (captação das ideias do autor), foco no texto
(tudo já dito no texto) ou foco na interação autor-texto-leitor (interação e
diálogo entre autor e leitor, privilegiando suas subjetividades). O leitor é
mostrado como “construtor de sentido” do texto e se utiliza para isto de
“seleção, antecipação, inferência e verificação”. A partir desta perspectiva de
leitor construtor de sentido, há uma análise detalhada do texto “O retorno do
patinho feio”, como foco na interpretação do mesmo como leitor ativo. O texto
destaca também a importância dos objetivos do leitor, que reverberarão na forma
como leitor lê o texto, levando em conta também os conhecimentos do leitor,
base para a interação. Assim, se pode falar de UM sentido para um texto, não de
O sentido. Essa pluralidade de sentidos depende do texto. Dá como exemplo um
poema que pode ser lido de baixo para cima também e assim inverte o seu
sentido. Como fatores de compreensão da leitura, traz a forma como o texto é
feito, que pode exigir mais ou menos conhecimento de seu leitor. Analisando
apenas o texto, há os aspectos materiais (textura do papel, fonte, etc.),
fatores linguísticos (léxico, estruturas sintáticas complexas, ausência de
pontuação etc.) e traz como exemplo a bula da novalgina antiga, mostrando
depois como as bulas têm se tornado de menos difícil leitura. Finaliza com a seguinte citação: “a compreensão
não requer que os conhecimentos do texto e os do leitor coincidam mas que
possam interagir dinamicamente”(Alliende & Condemarín, 2002)
PALAVRAS-CHAVE: leitura; interpretação; compreensão; leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário