quarta-feira, 15 de setembro de 2021

RESUMO DO CAPÍTULO I (Leitura, Texto e Sentido) do livro KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.

 

RESUMO DO CAPÍTULO I (Leitura, Texto e Sentido) do livro KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.





Disciplina: ESTUDOS TEMÁTICOS DE LING. TEXTUAL

Nome do aluno: Fabio José Alfredo Santos da Rocha

Curso: Letras - Português / Literatura
Professora: GRAZIELA BORGUIGNON MOTA

AVA 2

 

 

 

RIO DE JANEIRO – RJ

 

2021

RESUMO: No primeiro capítulo, as autoras tratam da importância do hábito da leitura brevemente, depois entrando em diferentes respostas para a questão “o que é a leitura?”. Com o foco no autor (captação das ideias do autor), foco no texto (tudo já dito no texto) ou foco na interação autor-texto-leitor (interação e diálogo entre autor e leitor, privilegiando suas subjetividades). O leitor é mostrado como “construtor de sentido” do texto e se utiliza para isto de “seleção, antecipação, inferência e verificação”. A partir desta perspectiva de leitor construtor de sentido, há uma análise detalhada do texto “O retorno do patinho feio”, como foco na interpretação do mesmo como leitor ativo. O texto destaca também a importância dos objetivos do leitor, que reverberarão na forma como leitor lê o texto, levando em conta também os conhecimentos do leitor, base para a interação. Assim, se pode falar de UM sentido para um texto, não de O sentido. Essa pluralidade de sentidos depende do texto. Dá como exemplo um poema que pode ser lido de baixo para cima também e assim inverte o seu sentido. Como fatores de compreensão da leitura, traz a forma como o texto é feito, que pode exigir mais ou menos conhecimento de seu leitor. Analisando apenas o texto, há os aspectos materiais (textura do papel, fonte, etc.), fatores linguísticos (léxico, estruturas sintáticas complexas, ausência de pontuação etc.) e traz como exemplo a bula da novalgina antiga, mostrando depois como as bulas têm se tornado de menos difícil leitura. Finaliza com             a seguinte citação: “a compreensão não requer que os conhecimentos do texto e os do leitor coincidam mas que possam interagir dinamicamente”(Alliende & Condemarín, 2002)


PALAVRAS-CHAVE: leitura; interpretação; compreensão; leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Análise do conto AMOR, de Clarice Lispector

Análise do conto AMOR, de Clarice Lispector " O cego mascava chicles… Um homem cego mascava chicles. " Eis o choque da protagonist...