quarta-feira, 15 de setembro de 2021

O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE

O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE







Nome do aluno: Fabio José Alfredo Santos da Rocha 

Curso: Letras - Português Literatura








RIO DE JANEIRO – RJ


2021

A leitura está ligada à capacidade de interpretação de textos. E o hábito da leitura só pode existir se houver prazer em ler. Por sua vez, o prazer de ler só é possível quando parte de um desejo do leitor. E está cada vez mais desafiador estimular esse desejo, num momento histórico onde a atenção  de todos nós é continuamente bombardeada para telas, propagandas, videogames, textos curtos, elementos mais rápidos e fugazes que atraem nossa atenção quase automaticamente. Assim, o professor como estimulador da leitura tem uma missão cada vez mais difícil e importante na formação da sociedade.
Podemos pensar em dois tipos de leitura: a funcional (onde o leitor extrai os dados mais importantes do texto) e a reflexiva (essa sim sendo instrumento de formação do indivíduo e do cidadão). A leitura reflexiva é a que faz pensar e que amplia a visão de mundo. Esta é que pode ser prazerosa e ser estimulada. Para se ter prazer, é necessário compreender o que lemos. Para entender um texto, previamente, o leitor utiliza seu conhecimento de mundo (todas as nossas experiências de vida) e conhecimento linguístico (capacidade de compreender a língua que falamos).
São fatores de textualidade linguísticos: a coesão (responsável pela relação harmoniosa entre os elementos) e a coerência (responsável pela não contradição entre as partes). São fatores de textualidade extralinguísticos: a informatividade (quantidade de informações), a situacionalidade (contexto), a intencionalidade (qual a intenção) e a aceitabilidade (aceitação do leitor). Além desses, como recurso (não obrigatório), pode haver a intertextualidade (relação entre dois ou mais textos). A interpretação de gráficos e tabelas também é considerada interpretação de textos (a interpretação se dá sempre através da comparação de dados). Na interpretação de  textos publicitários (que tem por finalidade convencer alguém a consumir um produto), deve-se atentar à relação entre imagem e textos, cores, linguagem verbal e não verbal.
Quanto à interpretação de textos literários, os elementos linguísticos e extralinguísticos devem ser contextualizados e a linguagem literária deve ser destacada. Estimular sua leitura é o grande desafio para os professores de literatura na contemporaneidade. Aqui é que se pode, depois de vencer uma resistência inicial, realmente se ter prazer na leitura, encontrando o significado proposto e atribuindo novos significados aos signos expressos na mensagem do texto. Deste modo, o mesmo se amplia e revela saberes e sensações que poderiam ser desconhecidos pelo leitor, muitas vezes não experienciadas em sua própria vida. Se não há uma interação com a mensagem escrita, não há prazer. A leitura e a interpretação do texto literário podem exigir mais dedicação do leitor, tendo em vista que a linguagem literária não apresenta a objetividade da linguagem cotidiana. No entanto, o exercício de interpretação possibilita que nos tornemos leitores mais capacitados para compreender diversos tipos de textos.

Considerar que a literatura é uma linguagem da arte que não encontra correspondência nos dias atuais é errôneo. Além do texto poético tradicional, artistas contemporâneos criaram um novo conceito: a poesia digital, como continuidade da poesia concreta. E a produção musical segue forte em todo o mundo (as letras podemos considerar como poesia).

REFERÊNCIAS


GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
______. Língua portuguesa I. São Paulo: Pearson Educationdo Brasil, 2014.
TERRA, Ernani. A produção literária e a formação de leitores em tempos de tecnologia digital. Curitiba: InterSaberes, 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Análise do conto AMOR, de Clarice Lispector

Análise do conto AMOR, de Clarice Lispector " O cego mascava chicles… Um homem cego mascava chicles. " Eis o choque da protagonist...