quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Inatismo, Comportamentalismo e Interacionismo - Resumo

O inatismo diz que o indivíduo nasce com um potencial definido, inato, que crescerá dentro de seus próprios termos, independente das influências externas, limitado. A educação de cada um dependeria totalmente de suas capacidades inatas.

comportamentalismo ressalta que o indivíduo é totalmente moldado por seu ambiente externo e que sua capacidade de adquirir conhecimento está ligada ao modo como foi "educado" para recebê-lo. Cada pessoa seria como uma "folha em branco" e sua educação dependendo totalmente de fatores externos. 

interacionismo é como uma mistura dos outros dois: tanto fatores externos quanto internos são importantes para o professor estabelecer sua prática de ensino. O papel do professor e da escola são mais importantes do que no comportamentalismo ou no inatismo. No interacionismo, o binômio professor-escola é o grande responsável por passar bem o conteúdo ao aluno, devendo este se adaptar aos níveis de conhecimento e capacidade de aprendizagem de cada um. Por ter sido educado num colégio Montessoriano, pretendo, como professor, implementar este método em minhas aulas.

Links interessantes:

https://www.educamaisbrasil.com.br/proposta-pedagogica/interacionista (Links para um site externo.)

https://www.educamaisbrasil.com.br/proposta-pedagogica/construtivista-cognitivista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Análise do conto AMOR, de Clarice Lispector

Análise do conto AMOR, de Clarice Lispector " O cego mascava chicles… Um homem cego mascava chicles. " Eis o choque da protagonist...